segunda-feira, 8 de junho de 2009

No dia 15 de julho de 1994, há 15 anos, eu fiz uma viagem para os EUA com a finalidade (infeliz) de visitar meu pai. Lembro-me de ter embarcado muito triste, em função de um coração partido... sim! eu tinha apenas 14 anos, mas meu coração já tinha sofrido. Adolescentes também sentem, talvez até mais do que adultos, por serem menos racionais. Talvez a sociedade esteja realmente precisando de menos razão e mais sentimento...
Enfim, voltando ao vôo... Um comissário do vôo da Transbrasil, sentou-se ao meu lado durante grande parte do vôo e conversamos muito. Ele me tratou não como uma adolescente boba chorando a toa, ele transformou o meu sentimento, ou tentou dar uma certa razão ao que sentia. Me senti adulta. Me senti, em parte, dona da razão.
Ontem a noite, vasculhando papéis perdidos na casa da minha mãe, encontrei uma carta que este comissário me entregou no final do vôo. Me arrepiei, e lembrei exatamente do que senti naquele momento. Acredito fortemente que este vôo, este momento, esta conversa me fez amadurecer, me fez crescer, me deu razão. Hoje, relendo esta carta, senti vontade de sofrer por não ter razão, por talvez, desconhecer a razão...
Estranho né? querer sofrer?
Segue abaixo as sábias palavras do comissário Fábio Quintas. (ps. não me lembro do rosto dele, mas da voz, das palavras.... ahhhh, isso ficou marcado!)
"BIANCA,
Nem tudo aquilo que idealizamos faz parte do que sentimos, apenas o sentido e o rumo certo ao qual direcionamos para as nossas glórias os nossos acertos, e os nossos lamentos para as dificuldades.
Você é menina no tempo, mas é mulher para os que te rodeiam. Nunca se guie na vida pelo teu coração, pois ele nos trai quando precisamos da razão.
Deixe tuas lágrimas para as conquistas, e os teus sofrimentos para as perdas, perdas que muitas delas fazem parte da vida, seja por inconsequência ou pela natureza.
O teu caráter será a tua marca registrada, a tua nobreza será para os que lhe admiram, mas o teu sentimento e o teu amor, será para aquele que te respeita e que enxergar em você muito mais do que apenas uma mulher, mas um ser humano bonito.
E que Deus na sua infinita bondade lhe dê paz, amor e tranquilidade, neste seu espírito de luta e grandeza.
Que os teus motivos sejam iguais aos daquele que conseguir conquistar o teu coração.
Sinceramente,
Fábio Quintas"

2 comentários: